• Assoalho Pélvico e a Saúde da Mulher.

    O assoalho pélvico é uma região localizada entre o púbis e o cóccix formada por músculos fortes e elásticos que ficam localizados logo abaixo da cavidade abdominal e que sustentam os órgãos pélvicos(útero, ovários, bexiga).

    Apesar de ser uma musculatura extremamente importante para os homens e mulheres é ainda mais relevante para o organismo feminino.

    A camada muscular que o forma serve como sustentação para os órgãos da cavidade pélvica. Este é responsável pelo controle de algumas funções relacionadas ao sistema urinário, excretor e sexual influenciando na contração do canal da uretra, do ânus e dos órgãos sexuais.

    Com o passar do tempo ou em função de algumas situações específicas a musculatura pode ter suas estruturas enfraquecidas devido à pressão exercida pelo peso dos órgãos em suas fibras ou por alterações hormonais que afetam sua capacidade de sustentação (gestantes, pós parto, menopausa…). Podendo gerar incontinência urinária uma das situações mais conhecidas para as mulheres.

    Dica de exercício para Fortalecimento da musculatura:

    Olhe a figura abaixo, localize o assoalho pélvico e imagine que o seu assoalho pélvico é como um guarda chuva aberto virado de ponta cabeça no solo. Você deverá inspirar e ao expirar você vai sugar essa musculatura para dentro , como se o guarda chuva estivesse se fechando. Faça cinco vezes este exercício mantendo 20 segundos cada uma e repita-o três vezes ao dia.
    ‪#‎incontinênciaurinária‬ ‪#‎assoalhopélvico‬ ‪#‎mulher‬ ‪#‎Fisioterapia‬‪#‎clinicasimmm‬

Deixe seu comentário

Cancelar
Fale via Whatsapp