• Ergonomia do Sono

    Ergonomia do Sono

    Sono EU!!??
    Como Vai o Seu Sono?? E Sua Postura ao Dormir??

    Bem Vindo ao RPGS – Reeducação Postural Global do Sono
    Assim como a alimentação o sono é essencial para o organismo humano, já que todas as funções do cérebro e do próprio corpo são influenciadas por ele. É durante este período que nos restabelecemos
    O RPGS è o estudo da Influência do Uso do Travesseiro e da Postura no Padrão e Eficiência no Sono em Pacientes Bons Dormidores. São avaliados regularmente pacientes de diversas faixas etárias e patologias envolvendo distúrbios do sono e posturais envolvendo a coluna vertebral, provocados pela má postura durante o sono e pela falta de um suporte ideal, o travesseiro. Este trabalho visa criar soluções para os problemas do sistema musculoesquelético durante, o sono.
    Orientações: a sua postura influencia muito no resultado de um sono tranqüilo, veja qual é a melhor postura.

    * de barriga para baixo (prono ou decúbito ventral), é a postura mais comum e a mais errada, pois força a coluna cervical e a lombar, acentuando problemas de lordose, lombalgia e escoliose. Para quem não consegue mudar de postura, orientamos para que você amenize essa má postura. Seu travesseiro deve ser baixo para o pescoço e deverá colocar outro em baixo da barriga, a fim de evitar a hiperlordose lombar.

    *de barriga para cima (supino ou decúbito dorsal), Não é também a postura mais ideal, mas aconselhamos para você que não consegue dormir em outra postura que use um travesseiro que preencha o espaço entre o colchão e a nuca, a fim de evitar a lordose fisiológica cervical e a cifose torácica. Você deverá usar também um rolinho em baixo dos joelhos, de forma que eles fiquem semi-dobrados, evitando a hiperextensão da coluna.

    * de lado (decúbito lateral), essa é sem duvida a melhor posição, essa sim é a postura a qual posso orientar para que você tenha um total alinhamento de toda a estrutura musculoesquelética de seu corpo, mas muita atenção, essa posição não pode ser confundida com a posição de fetal, pois essa poderá causar dores musculares e desenvolverá a cifose em sua coluna. O travesseiro ideal nesta posição deverá preencher o espaço entre o ombro e o pescoço, no sentido de manter o pescoço na posição neutra, não podendo o pescoço ficar torto para direita nem para a esquerda, e muito menos fletido para baixo. Os joelhos deverão ficar semi-dobrados e com um travesseiro anatômico, no formato dos joelhos, para que ocorra um encaixe perfeito entre eles, evitando assim a hiperextensão lombar,podendo causar uma lombalgia.

    Médicos e fisioterapeutas advertem: Troque seu travesseiro a cada 2 anos.