• FIBROMIALGIA

O QUE É FIBROMIALGIA
    A FIBROMIALGIA é uma síndrome clínica que se manifesta, principalmente, com dor no corpo todo.

Muitas vezes fica difícil definir se a dor é nos músculos ou nas articulações.
    Os pacientes costumam dizer que não há nenhum lugar do corpo que não doa.

OS SINTOMAS DA FIBROMIALGIA
    DOR INTENSA superior a 3 meses;
    Em alguns casos sensibilidade ao toque devido ao aumento da sensibilidade à dor;
    CANSAÇO FREQUENTE,
    ALTERAÇÕES DO SONO, como: sono não reparador, dificuldade para dormir, sono muito leve ou acordar várias vezes durante a noite;
    MÚSCULOS RÍGIDOS, principalmente ao acordar;
    Falhas de memória e concentração, podendo provocar dores de cabeça;
    SÍNDROME DO CÓLON IRRITÁVEL, caracterizado por períodos de diarreia e prisão de ventre.

DIAGNÓSTICO DA FIBROMIALGIA
    O diagnóstico pode ser baseado em dois critérios estabelecidos pela ACR (Colégio Americano de Reumatologia): uma história de dor abrangente com duração de mais de três meses e a presença de pontos sensíveis. A dor é considerada abrangente quando ela afeta todos os quatro quadrantes do corpo; isto é, você deve sentir dor em ambos os lados (direito e esquerdo) assim como acima e abaixo da cintura para ser diagnosticado com FIBROMIALGIA.
    Para fazer o diagnóstico de FM não serão mais necessários os famosos pontos dolorosos (tender points). O paciente deverá preencher três critérios: 1) de uma escala de locais de dor pelo corpo, ele deverá ter uma pontuação maior que sete, e 2) um questionário de gravidade de sintomas que incluem fadiga, sono não reparador, sintomas cognitivos e sintomas somáticos uma pontuação maior que cinco. 3) Outra pontuação válida é a escala de dor de 3 a 6 e a escala de sintomas maior ou igual a nove.

TRATAMENTO DA FIBROMIALGIA

O tratamento para FIBROMIALGIA deve ser MULTIDISCIPLINAR, VISANDO o alívio da dor, melhora do humor e do sono, resultando em um melhor controle da doença e diminuição do uso de medicamentos de uso contínuos.

Reduzir o estresse do dia a dia, Realizar higiene do sono, Realização de atividades físicas, Reconhecimento do seu limite e  Fazer um diário com suas dores, sintomas, hora  e local  para que você possa acompanhar sua evolução e melhora da mesma.

Os sintomas da FIBROMIALGIA também podem ser reduzidos com um tratamento natural, como Massagem(Masssagem e massagem em imersão), Técnicas de Relaxamento com Watsu e  Isso Stretching® por exemplo.

OS SINTOMAS DA FIBROMIALGIA TAMBÉM PODEM SER REDUZIDOS COM:

Ao tocar a pele por meio da MASSAGEM há uma estimulação sensorial por meio de receptores nela existentes, estes enviam informação ao sistema nervoso que aciona a liberação de hormônios, proporcionando estado de bem estar e relaxamento, alguns estudos relatam a melhora da imunidade e dor.

Além dos efeitos proporcionados pela massagem do estado de bem estar, relaxamento, melhora da imunidade e dor a imersão proporciona melhora do sistema cardiovascular, relaxamento, diminuição do cortisol, diminuição do estresse e ansiedade.

A Palavra Watsu é proveniente da união das palavras water(água em inglês) + shiatsu. Foi criado pelo americano Harold Dull.

O Watsu clínico é a técnica modificada e adaptada para a reabilitação. Foi adaptada por Peggy Schoedinger, fisioterapeuta americana. È uma forma passiva de terapia aquática, onde o paciente é apoiado e movido suavemente, através de uma água aquecida a 35, em movimentos cordiais, promovendo um estado profundo de relaxamento.

A técnica tem por objetivo a diminuição da dor, tensão muscular, espasmos musculares e aumento da amplitude de movimento.

O Iso Stretching®  é uma forma de exercício físico no qual um músculo específico ou tendão (ou grupo muscular) é deliberadamente flexionado ou esticado, a fim de melhorar o músculo e a elasticidade para alcançar o tônus ​​muscular confortável.

O resultado é uma sensação de maior controle muscular , flexibilidade e amplitude de movimento.

O alongamento também é utilizada terapeuticamente para aliviar dores.

Na sua forma mais básica, o alongamento é uma actividade natural e instintiva, que é executada por seres humanos e muitos outros animais. Isso pode ser acompanhado por bocejos. O Alongamento ocorre frequentemente instintivamente após acordar do sono, após longos períodos de inatividade, ou depois de sair espaços confinados e áreas.

Aumentar a flexibilidade através do alongamento é um dos princípios básicos da aptidão física.

Cancelar
Fale via Whatsapp