• DICAS PARA PRATICAR EXERCÍCIO FÍSICO NO INVERNO

    CONFIRA NOSSAS 07 DICAS

    É preciso se exercitar em qualquer época do ano, porém muitos ficam na dúvida sobre o melhor local para praticar atividade física, quais cuidados tomar com o tempo seco e quais as melhores roupas para utilizar durante a prática de exercício físico no inverno. Abaixo seguem algumas dicas e cuidados que devemos ter:
    BEBA MUITO LÍQUIDO
    Uma das coisas mais importantes que todos devem fazer nessa época do ano é ingerir bastante líquido. Como o tempo está frio, a sede é menor e com isso as pessoas se esquecem de beber água. Carregar uma garrafa de água, suco ou chá ou deixar uma na mesa de trabalho ajuda a criar o hábito de sempre manter-se hidratado. Durante o exercício físico a ingestão de líquido pode ser feita de 15 em 15 minutos.

    REALIZE UM BOM AQUECIMENTO
    Em baixas temperaturas a chance de ocorrer uma lesão é maior, pois nosso corpo encontra-se com a musculatura mais rígida e menor circulação sanguínea. O aquecimento é o que prepara o corpo, através do aumento da circulação e liberação da rigidez muscular. Dessa forma, antes de qualquer atividade realize movimentos suaves, principalmente articulares, como rotação de tornozelo, dos ombros e quadril e dê pequenos trotes. Faça de 10 a 15 minutos de aquecimento.

    ALONGUE-SE 
    Um cuidado especial também deve ser dado às sessões de alongamento. Primeiramente sempre aqueça o organismo para depois se alongar e evitar lesões. A musculatura já está rígida e contraída devido ao frio, se você a alonga dessa forma, nesse momento já pode ocorrer microlesões devido ao estiramento sem o corpo estar preparado. Por isso, o alongamento deve ser feito após o aquecimento.

    ESCOLHA A ROUPA CERTA
    As roupas devem aquecer o corpo, porém precisam ser leves. Mesmo no frio o corpo transpira e as roupas pesadas prejudicam o equilíbrio entre a temperatura do corpo e o ambiente. Em lojas esportivas é fácil encontrar agasalhos que irão suprir essa necessidade. O ideal é iniciar a atividade bem agasalhado e conforme o corpo vai esquentando diminui-se as peças. Após a atividade física espere o corpo resfriar um pouco e volte a agasalhar-se para manter-se aquecido.

    ATIVIDADES INDOOR
    As atividades indoor são mais indicadas para evitar a exposição das pessoas ao ar frio e seco, já que ele contribui para o surgimento de doenças respiratórias, como sinusite, rinite e bronquite. O corpo hidratado e aquecido diminui as chances dessas doenças aparecerem, por isso, se possível prefira atividades que você pode realizar em ambientes fechados.

    ATIVIDADES AO AR LIVRE
    Para os que gostam de praticar atividades ao ar livre, é importante lembrar que mesmo no inverno deve-se usar protetor solar e evitar os horários de maior radiação (das 10 horas da manhã as 16 horas da tarde). Evite também horários em que as temperaturas estão mais baixas, como 5 horas da manhã ou após as 21 horas.

    ATIVIDADE NO FRIO QUEIMA MAIS GORDURA?
    O gasto energético durante o frio é realmente maior, pois nosso corpo produz mais energia para mantê-lo aquecido. No entanto, também temos que levar em consideração que comemos mais no inverno, também na tentativa de aquecer o corpo, já que a alimentação é uma forma de produzir calor através do processo de digestão, o que é chamado de termogênese alimentar. Por isso, exercitar-se é essencial para manter o equilíbrio entre consumo de calorias e gasto energético.

    Créditos: Nivia Junqueira

Deixe seu comentário

Cancelar

Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0