• Dicas de Autocuidado para empreendedores ocupados

    1. Respire
    Existem benefícios comprovados da respiração controlada e consciente, dentre eles o combate ao estresse. Enquanto a respiração curta aumenta a ansiedade, a respiração profunda desacelera os batimentos cardíacos e estabiliza a pressão arterial. Enquanto a respiração curta contribui para a ansiedade, a respiração profunda desacelera os batimentos cardíacos e estabiliza a pressão arterial.
    Existem benefícios comprovados da respiração controlada e consciente, dentre eles o combate ao estresse.

    2. Reduza o estresse com a atividade física
    “Exercício” é uma palavra que muitas vezes assusta, não é? Mas você não precisa gastar rios de dinheiro com a mensalidade da academia ou ficar horas numa esteira para se beneficiar da atividade física.

    Em média, um adulto precisa se exercitar durante 150 minutos por semana. Pode parecer muita coisa quando já se está sem ânimo de começar, mas você pode dividir os exercícios em períodos de 10 a 20 minutos diários ao longo da semana, fazendo atividade diferentes; por exemplo, levando o cachorro para passear, fazendo um circuito de exercícios de força com o próprio peso corporal.

    Fazer exercícios aeróbicos regularmente ativa a área do cérebro responsável pela memória e aprendizado.

    O exercício físico libera endorfinas, os analgésicos naturais do corpo humano. As endorfinas ajudam a aliviar a tensão e também melhoram a qualidade do sono – reduzindo, portanto, os níveis de estresse. Se você não gosta de puxar ferro na academia, não se preocupe: míseros cinco minutos de exercício aeróbico já ajudam, e muito. O importante é adotar a atividade física e torná-la parte da sua rotina, pois é ela que pode alterar o modo como você reage ao estresse.

    3. Durma mais (e melhor)
    A falta de sono afeta a saúde mental, aumenta o risco de acidentes, reduz o rendimento físico e prejudica a capacidade de atenção, memória e aprendizagem. Talvez você consiga fazer mais coisas se passar a noite em claro, mas a que custo? É importante criar uma rotina que inclua bons hábitos de sono. Mas se você não consegue dormir por 8 horas contínuas, um cochilo de 10 a 30 minutos já vai ajudar.

    Recomenda-se que a maioria dos adultos durma de 7 a 9 horas por noite. Porém, também se trata da qualidade do sono e do momento em que você acorda – é possível dormir belas 8 horas e ainda assim se sentir sonolento pela manhã.

    4. Coma os alimentos certos
    Quais são os alimentos certos? Depende de quem responder essa pergunta. Existem informações nutricionais que são contraditórias e acabam gerando muitas dúvidas. Às vezes é tão complicado que a solução mais prática é recorrer ao fast food, especialmente quando se está ocupado, porque economiza tempo e mata a fome. Mas os alimentos não são todos iguais.

    Tenha em mente que o que você come impacta diretamente seu desempenho cognitivo, por isso é importante escolher bem. Alimentos com alto teor de carboidratos (massas, por exemplo) liberam glicose rápido demais, elevando seus níveis de açúcar no sangue. Comidas gordurosas forçam nosso sistema digestivo a trabalhar mais, reduzindo a oxigenação do cérebro e roubando nossa energia.

    O que você come impacta diretamente seu desempenho cognitivo.

    Para evitar alimentos com baixo valor nutricional, planeje o que você vai ingerir. Prepare lanches e refeições saudáveis para a semana toda, dividindo em porções e deixando na geladeira (veja algumas receitas saudáveis e fáceis de preparar para comer bem e de modo saudável). Se estiver na dúvida do que comer, de preferência para as verduras e frutas. Consumir frutas frescas, por exemplo, pode contribuir para a diminuição do risco de doenças cardiovasculares.

    Ah, e não se esqueça de beber bastante água.

    5. Interaja com as pessoas
    A solidão pode minar tanto nossa saúde psicológica quanto a física.

    Você provavelmente não tem o mesmo tipo de interação com os outros como no tempo em que você trabalhava em um emprego tradicional. Provavelmente, não encontra seus clientes e fornecedores pessoalmente, e sua vida social se ressente porque você está ocupado 24 horas por dia, sete dias por semana.

    Seja proativo e interaja pessoalmente com outras pessoas: vá até um café para trabalhar, compareça a eventos de grupos de empreendedores locais, ou então junte o útil ao agradável e arranje um parceiro de corrida.

    6. Ponha a cara no sol
    Um ambiente sem ventilação adequada pode trazer diversos danos à saúde. Por isso, uma dica é pegar um pouco de sol e vitamina D trabalhando na sacada da sua casa ou no pátio de um café, por exemplo.

    Se você administra seu negócio em um ambiente sem janelas, tem mais um motivo para sair e respirar ar puro. Comece o dia indo até um café, ou faça uma caminhada rápida no meio do dia.

    7. Curta seu espaço
    Seu espaço de trabalho é o local onde você vai passar a maior parte do seu dia, especialmente se você está tentando fazer seu negócio deslanchar. Sendo assim, pense com cuidado sobre a disposição desse espaço, porque ele pode gerar maior satisfação e motivação.

    Pequenas melhorias, como uma pintura nova ou algumas plantas, costumam exercer um impacto positivo na produtividade.

    Um espaço escuro, desconfortável e pouco atraente pode na verdade estar prejudicando seu negócio, sem falar na sua saúde mental. As startups de tecnologia são famosas por investir pesado em espaços de trabalho requintados para seus colaboradores. Embora isso possa parecer desperdício de dinheiro, existem diversas pesquisas confirmando que espaços projetados com cuidado podem aumentar a produtividade e a felicidade. Funcionários felizes trabalham bem, consequentemente, o retorno sobre o investimento é óbvio. (Continue lendo)

    Um espaço escuro, desconfortável e pouco atraente pode na verdade estar prejudicando seu negócio, sem falar na sua saúde mental.

    8. Permita-se alguns mimos
    Permita-se ser recompensado por seu trabalho árduo, seja passar um fim de semana fora, ou algo tão simples como pedir sua comida favorita. Talvez não haja ninguém por perto para celebrar suas pequenas vitórias, como o lançamento de sua loja ou sua primeira venda.

    Existem grandes empresas que utilizam estratégias para agradar aos seus funcionários a fim de melhorar a motivação e retenção. O mesmo pode funcionar para sua automotivação em momentos difíceis. Defina metas, mas não se esqueça de se recompensar quando você as alcançar.

    9. Cuide da sua saúde
    Os desafios do empreendedorismo podem ser prejudiciais à saúde se você não tomar os devidos cuidados.

    Monitore sua saúde, mantenha relacionamentos saudáveis e participe de boas práticas de autocuidado, como atividade física regular e horas de sono suficientes. Se você estiver com dificuldade para resolver essas questões, procure um profissional para ajudá-lo.

    Para manter-se produtivo e garantir qualidade de vida, as dicas envolvem esportes, organização e conhecimento de seus limites. Seu sono é constantemente interrompido por questões de trabalho? Costuma ir ao trabalho ou verificar e-mail fora do expediente? Trabalha durante o almoço? Sempre que tira férias, leva trabalho na bagagem ou fica conectado? Se você respondeu sim para todas essas questões, sinto lhe informar, mas você é um “Workaholic”. O termo em inglês que se refere as pessoas viciadas em trabalho – era moda até pouco tempo atrás. Porém, as empresas passaram a encarar esse comportamento como um desequilíbrio prejudicial à saúde do colaborador e aos negócios. (Continue lendo)

    Para manter-se produtivo e garantir qualidade de vida, as dicas envolvem esportes, organização e conhecimento de seus limites.

    Neste artigo o objetivo foi mostrar que você precisa cuidar de si mesmo para poder cuidar bem de seu negócio; sua saúde enquanto empreendedor exerce uma influência direta em sua produtividade e, em consequência, nos resultados atingidos. Por isso, o ideal é que você atinja um equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Você, como empreendedor ocupado, como faz para manter sua saúde e felicidade? Compartilhe suas dicas de autocuidado nos comentários abaixo.

     

    Créditos: https://pt.shopify.com/

Deixe seu comentário

Cancelar

Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0