• Meniscos

    Os meniscos são estruturas que protegem a cartilagem do joelho dos impactos do dia-a-dia, auxiliando na nutrição e na estabilidade.
    Dentro de cada joelho possuímos dois meniscos, o interno (medial) e o externo (lateral).
    As lesões nestas estruturas são bastante comuns e são divididas em traumáticas e degenerativas. As lesões traumáticas ocorrem devido a um trauma envolvendo movimento rotacional e carga sobre o joelho ou movimentos de hiperflexão com carga, muito comum em entorses durante a prática de atividades esportivas.
    Nas atividades que envolvem movimentos repetitivos dos joelhos, em rotação e flexão, os meniscos também estão expostos a lesões, mesmo sendo atividades menos intensas do nosso cotidiano.
    Já as lesões meniscais degenerativas estão incluídas no processo degenerativo do joelho como um todo, processo chamado de artrose, este tipo de lesão possui bastante influência genética.
    É possível diminuir a carga imposta sobre os meniscos, diminuindo indiretamente a chance de lesão. Um bom condicionamento físico global e um peso corporal adequado fazem que os meniscos não fiquem tão expostos a lesões. Nas lesões degenerativas, há um componente genético envolvido que torna impossível a completa prevenção, mas, mesmos nesses casos, as medidas citadas acima fazem com que os sintomas se atenuem.

Deixe seu comentário

Cancelar