• Entenda a Reeducação Postural Global (RPG)

O que é RPG?
    A Reeducação Postural Global é uma técnica de fisioterapia que tem como princípio tratar o indivíduo de maneira global e personalizada, trabalhando o equilíbrio muscular e a simetria corporal.

A técnica não visa apenas a atender pacientes com dor, mas também àqueles que buscam encontrar um melhor equilíbrio e harmonia em seu corpo. Tem como princípio à individualidade (cada ser humano sente e reage de maneira diferente) e a causalidade (a verdadeira causa do problema pode estar distante do sintoma).

Muitas vezes a origem do problema não esta no local onde sentimos dor. Por isso é muito importante realizar este procedimento com Profissional capacitado no caso O Fisioterapeuta.

Qual a origem da RPG?
    Foi criado na França, em 1980, pelo Fisioterapeuta Philippe Souchard a partir das teorias da terapeuta corporal François Meziéres que estudava o corpo humano através de cadeias musculares desde a década de 40.

Como é uma sessão de RPG?
    A Reeducação Postural Global (RPG) inicia com uma avaliação global, onde se observam todas as desarmonias do corpo e se identificam quais cadeias musculares são responsáveis por essas alterações. O trabalho é feito por meio de posturas ativas, ou seja, o Fisioterapeuta interage todo o tempo com o paciente, dando o comando verbal (orientando), além de corrigir através de manobras a postura. Tais posturas visam ao equilíbrio do tônus muscular (fazer com que o tônus oscile dentro de uma faixa de normalidade).

A diferença entre um tratamento clássico e o método de RPG é que este vai identificar o comprometimento da cadeia muscular a qual o segmento em questão pertence e, a partir daí, tratar as causas e as consequências do problema.

A RPG vem ganhando muito espaço nas clínicas de estética, pois, muitas vezes, alterações estéticas como um abdômen protuso ou aumento nos flancos podem ser devidos a deformidades no corpo, passíveis de correção com RPG.

Além disso, a RPG tem sido muito utilizada no pós-operatório tardio de Lipoaspiração, Prótese de Mama e Abdominoplastia para alinhamento postural, ganho de mobilidade e de propriocepção corporal.

Qual a Frequência do Tratamento
    O tratamento é realizado de 1 a 2x por semana conforme a avaliação, com durabilidade de aproximadamente 1 hora.

Quais as Indicações da RPG
    Dores na coluna vertebral;
    Desvios posturais (escoliose, cifose, lordose, etc.);
    Hérnia de disco;
    Dores musculares agudas e crônicas;
    Doenças ocupacionais (LER, bursite, tendinite, etc);
    Cefaleia (dor de cabeça);
    Pé plano e cavo;
    Asma e bronquite;
    Obesidade;
    Após Gravidez;
    Stress;
    Estética Corporal.

Este procedimento deve ser realizado por um Fisioterapeuta.

#clinicasimmm #saudenatural #colunasaudavel #maissaude #Fisioterapia#RPG

Cancelar